Você está pronto para o 5G?

Primeiros testes no Brasil mostram o potencial da nova geração para transmissão de vídeo

Já não se trata mais de futuro. O novo LU600 5G, apresentado pela LiveU na IBC 2019, na Holanda, leva o estado da arte da tecnologia de uplinks portáteis à nova geração de telefonia celular. E a 2Live participa diretamente dessa evolução. Uma combinação entre uma estação ERB da Ericsson, modems 5G da Claro e um LU600 HEVC da LiveU simularam uma operação real de vídeo com recepção num servidor 4K durante a Futurecom, em São Paulo, no último outubro.


Para a Claro, é uma mostra do que o 5G será capaz de oferecer para os broadcasters e até mesmo para o usuário final. “A Claro tem em seu DNA a inovação e o pioneirismo. Por isso, estamos muito satisfeitos com mais esta entrega, uma vez que, nesta Futurecom, o objetivo é tangibilizar algumas das aplicações que a quinta geração de internet móvel será capaz de efetivar”, explica Marcio Carvalho, diretor de Marketing da Claro.
 

Segundo Rodrigo Oliveira, Vice Presidente de Negócios da Ericsson para a conta Claro, “essa é mais uma demonstração do alcance e impacto que o 5G exerce em diferentes setores, permitindo transformar toda a sociedade. Nossa ampla experiência na implementação do 5G — fomos pioneiros na ativação do 5G em quatro continentes e hoje já são 21 as redes 5G comerciais em funcionamento utilizando a tecnologia 5G da Ericsson — nos permite assegurar que a quinta geração de conectividade móvel habilitara a eficiência do pais”.


Para a 2Live, parceria da LiveU no Brasil, o entendimento vai ao encontro com o que a fabricante israelense defende ao longo da evolução das tecnologias 3G e 4G: proporcionar a melhor experiência em vídeo ao vivo do mercado, com inteligência de encoder, transmissão e distribuição. “É uma oportunidade para mostrarmos que o cellular bonding pode ter um futuro próspero, mesmo com o 5G”, afirma Eldad Eitelberg, diretor da empresa. Ele se refere à soma da capacidade de múltiplos modems de telefonia celular para tráfego de vídeo.


Nos Estados Unidos, testes promissores entre LiveU e AT&T mostram o potencial da nova geração nas produções de notícias e esportes. Um bom exemplo foi a transmissão ao vivo – já em 5G – da NBA Summer League. Além disso, outros testes da LiveU estão em operação na Coréia (com KT Corporation) e Itália (com Vodafone), acelerando o processo de evolução tecnológica.

  • Facebook - Black Circle